Inauguração Sede da Junta




Notícia publicada no Blogue de CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA

Segunda-feira, 7 de Setembro de 2009

PASSOS SÃO JULIÃO MOSTRA AS SUAS OBRAS

«O Presidente da Câmara de Braga elogiou ontem [domingo, 6 de Setembro] o trabalho do autarca de Passos São Julião, depois da inauguração, naquela freguesia, da requalificação e ampliação do edifício-sede da Junta e do alargamento e pavimentação de um caminho.
Mesquita Machado considerou Luís Magalhães um presidente de Junta «dinâmico» e com «visão para a modernidade e para a qualidade de vida».
«O vosso presidente de Junta tem feito um mandato exemplar e se mais não fez a culpa não é dele, é mais minha do que dele, porque a mim cabe-me a ingrata tarefa de administrar os recursos por todas as 62 freguesias do concelho e temos que levar o desenvolvimento para todo o lado e fazer essa repartição com a máxima justiça», reconheceu.
Depois de salientar a importância da intervenção realizada na sede da Junta, um investimento de 183 mil euros, Mesquita Machado felicitou o executivo por decidir requalificar um espaço com 30 anos, a precisar de renovação, e dotá-lo de novas valências como biblioteca, espaço internet de acesso gratuito e sala para associações. «Isto vai fazer aumentar a qualidade de vida em Passos», asseverou.
O autarca destacou ainda a obra realizada na rua do Tacheiro, no valor de 43 mil euros, e a decisão da Junta de Freguesia de criar naquele caminho – que faz a ligação entre o Cruzeiro e parte nova da freguesia – condições para a circulação de deficientes em cadeiras de rodas.
«Os presidentes de Junta são quem estão mais perto das populações e sentem os problemas no local e sentem as aspirações das pessoas que habitam na freguesia. Por isso, é fundamental que haja juntas de freguesia dinâmicas, presidentes de Junta com visão», disse.
O Presidente de Passos São Julião considerou a requalificação e ampliação da sede uma «mais-valia» para a freguesia, que conta agora com «melhores e mais adequadas instalações de apoio». «Há muito que estas obras vinham a ser necessárias, visto tratar-se de uma sede de Junta com mais de 30 anos e por isso já muito desadequada às exigências e necessidades urbanas», assinalou Luís Magalhães.
A ampliação permitiu criar um salão polivalente que servirá para reuniões, formação, auditório, ginásio e outras actividades, uma biblioteca, uma sala destinada às associações, espaço de internet e área de arquivo. O edifício está dotado de acesso para pessoas com dificuldades motoras. No exterior, foi melhorado o parque desportivo, intervenção que inclui a construção de uma bancada.
Luís Magalhães aproveitou a ocasião para recordar outras obras realizadas no seu mandato, como a beneficiação da escola primária, a construção de passeios ao longo da Estrada Nacional, a conclusão do abastecimento de água e da rede de saneamento em toda a freguesia.
Lembrou que está em fase de execução o alargamento e pavimentação e colocação de condutas de águas pluviais na rua Jerónimo, mais conhecida como pintor, e em fase de projecto a criação de um acesso alternativo ao lugar do Monte do Porto, a ligação entre a Lardoeira e a Estrada Nacional, a criação de mais lugares de estacionamento junto à igreja, o alargamento e arranjo da curva do Cruzeiro e a melhoria dos acessos à zona florestal.
O autarca acrescentou que a Junta está atenta e disposta a satisfazer os anseios dos moradores que reclamam mais iniciativas como um lar de dia, mais terrenos urbanizáveis, melhor sinalização e segurança rodoviária.
Mesquita Machado participou na inauguração do “novo” edifício da sede da Junta, cujas instalações foram benzidas pelo padre Henrique da Costa Macedo, acompanhado das vereadoras das Freguesias e da Educação». [Jorge Oliveira/DM].

Publicada por Gabinete de Comunicação em 11:12
.

2 comentários:

borges gomes disse...

Um comentário deve ser simples e incisivo para não se tornar aborrecido.
Sucintamente diria que num panorama de inaugurações esquecemo-nos que aquilo que tanto valorizamos pode ser uma pura aberração e motivo de enfado para os outros.
È o que acontece com o restauro do edifício sede da junta de freguesia. Uma grande parte de nós que nascemos e crescemos em S. Julião não nos identificamos com aquela arquitectura de mau gosto, mais fazendo lembrar uma fábrica textil do que outra coisa qualquer. Com uma descaractrização deste tipo do nosso pequeno tecido urbanístico dá vontade de passar lá e virar a cara para o lado.

Anónimo disse...

Viva Passos S. Julião!!