Homenagem ao Pintor JERÓNIMO

NOTÍCIA publicada no CORREIO DO MINHO
em 11 de Dezembro de 2009
pela jornalista Marlene Cerqueira





Homenagem a Jerónimo:
Exposição prolongada até ao dia do leilão



Foi prolongada até ao dia 8 de Janeiro a exposição de homenagem ao pintor bracarense Jerónimo inaugurada no último fim-de-semana na ‘Galeria d’ Arte Nímbus’.
O leilão das 22 peças de arte que integram esta exposição irá realizar-se precisamente no último dia da exposição 8 de Janeiro às 2130 horas na galeria que fica no n.º 510 do Centro Comercial Granjinhos.

Leilão aberto ao público

As obras vão ser leiloadas e todo o valor angariado será distribuído por três instituições de solidariedade social: Lar D. Pedro V; APECDA —Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas; e ATIP — Amigos da Terceira Idade de Palmeira.

O galerista Manuel Araújo adianta que todas as obras vão a leilão a um preço base de cinquenta euros. “Os lances serão de cinco em cinco euros” acrescenta.
O leilão é aberto ao público e o galerista apela mesmo à participação das pessoas nesta iniciativa solidária “não só pelo valor das obras de arte em si mas também porque esta é uma causa solidária”.

Manuel Araújo revela ainda que a exposição tem despertado bastante curiosidade pelo que tem sido visitada por muitas pess oas.
Esta exposição recorde-se resulta de uma parceria entre o jornal ‘Correio do Minho’ a rádio ‘Antena Minho’ e a galeria ‘Nímbus’.

Vinte e três artistas ofereceram obras de arte —pinturas esculturas cerâmicas e fotografia— que prestam homenagem ao pintor bracarense Jerónimo por muitos entendidos considerado o maior pintor do século XX do Norte de Portugal.

“Além de um pintor excepcional Jerónimo foi também um excelente e premiado fotógrafo e um poeta” recorda mais uma vez o galerista bracarense um inconformado com o facto de o artista continuar praticamente no anonimato sendo o seu valor quase desconhecido pelo grande público.

“A obra de Jerónimo é de uma excelência criativa e de uma profundidade que ainda está por descobrir” conclui o galerista bracarense.
Em próximas edições o ‘Correio do Minho’ irá divulgar um pouco mais sobre as obras que integram esta exposição e sobre os artistas que as conceberam.

A maior parte dos artistas que se associaram à iniciativa são oriundos da região sobretudo de Braga e Barcelos mas também participam pintores de Lisboa da Galiza e de Itália.