Recordando.. Pintor JERÓNIMO


Auto-retrato



Jerónimo



Jerónimo



Um dos diversos quadros da sua autoria

_________________

Como sabem o Pintor JERÓNIMO nasceu nesta freguesia e está sepultado no cemitério local.

A Junta de Freguesia homenageou-o dando o nome a uma rua, que entronca na EN 103, junto à casa da família.


_________________

O DIÁRIO DO MINHO publicou em 14 do corrente mês, na página 8, com o título PONTOS DE VISTA: Parceria FacFil-Anticoar estuda e promove obra de Jerónimo:

Assinala-se hoje mais um aniversário natalício do artista bracarense Jerónimo.

Contaria 72 anos se fosse vivo.

Bem vivo está, certamente, na memória de quantos com ele privaram, quer pelo seu lado humanista, e lhe conheceram a riqueza de afectos e dos pensamentos.

Vivo está, sobretudo, nos que tiveram a grata fruição de acompanhar o seu projecto criativo, ao longo de mais de cinquenta anos bem preenchidos por um génio criador que se espraiou por uma diversidade de temas, técnicas, interesses estéticos.

Uma personalidade artística que não se deixou "formatar" pelos cânones das categorias estilísticas tradicionais, mas que inovou metodologias ao serviço de um imaginário que lhe permitiu notabilizar-se em várias disciplinas, desde a gravura, desenho, pintura, poesia ...

Vivo está, mas não tão conhecido e divulgado como a sua grandiosidade merece.

A sua obra, que integra em grande parte como motivos de representação a vida minhota na sua diversidade de manifestações, privilegiando o circuito geográfico Braga-Barcelos, ainda não obteve destes municípios atenção e cuidados devidos.

Entre a comunidade dos artistas e dos coleccionadores de arte existe a clara percepção de que Jerónimo é um dos nomes mais importantes da arte contemporênea em Portugal, dos últimos cinquenta anos.

Mas falta um reconhecimento público da importância deste nome.

Falta um contacto mais amplo com a riqueza temática e estética daquela obra. Falta um estudo crítico, judicativo que contribua para a clarificação de um fundamentado apreço pela obra.

É verdade que o galerista bracarense Manuel António Araújo, um verdadeiro "apaixonado" pela arte de Jerónimo, detentor de uma importante colecção de obras daquele artista, se tem preocupado em divulgá-lo através da promoção de exposições, aliás muito bem sucedidas, como será certamente a próxima, intitulada "Jerónimo" a realizar nos Antigos Paços do Concelho em Viana do Castelo, entre 16 a 30 de Novembro.

Precisamente, com a finalidade de resgatar a obra de Jerónimo de um eventual manto de esquecimento, e proporcionar um estudo e valorização da sua obra, constituiu-se uma parcearia entre a Empresa Anticoar e a Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, Braga, que através do Curso de Estudos Artísticos e Culturais procederá ao referido trabalho de investigação.

Trata-se de um óbvio contributo para a dignificação da cultura, especialmente na sua afirmação regional.



CARLOS MORAIS
(Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa)