Homenagem a JERÓNIMO



Notícia publicada n'O CORREIO DO MINHO
em 3/DEZº/2009
pela jornalista Marlene Cerqueira


Homenagem a Jerónimo é inaugurada no sábado

Cerca de duas dezenas de artistas associaram-se à exposição de homenagem ao pintor bracarense Jerónimo, uma iniciativa solidária que resulta de uma parceria entre a ‘Galeria d’Arte Nímbus’, o jornal ‘Correio do Minho’ e a rádio ‘Antena Minho’. A mostra é inaugurada sábado, às 22 horas, na galeria que fica no n.º 510 do Centro Comercial Granjinhos.

Além de homenagear o pintor Jerónimo, por muitos considerado o maior pintor do século XX do Norte de Portugal, esta exposição tem também uma vertente solidária, uma vez que as peças de arte oferecidas pelos artistas participantes serão leiloadas, revertendo o seu lucro integralmente para instituições de solidariedade social.

“A exposição reúne peças de arte — pinturas, esculturas, cerâmicas e fotografias — da autoria de cerca de duas dezenas de artistas”, revela o galerista Manuel Araújo, proprietário da ‘Galeria d’Arte Nímbus’ e detentor do espólio do pintor que nasceu a 14 de Outubro de 1935 em Passos São Julião e faleceu a 28 de Dezembro de 2003.

Os artistas presentes são oriundos de oito concelhos da região, a que se juntam um artista fran-cês, um espanhol e um italiano.
Manuel Araújo aproveita para convidar os bracarenses para que participem na inauguração desta expos ição e para conhecerem um pouco melhor o artista que inspirou as obras que integram a exposição.

“Além de um pintor excepcional, Jerónimo foi também um excelente e premiado fotógrafo e um poeta”, recorda o galerista bracarense, um inconformado com o facto de o artista continuar praticamente no anonimato, sendo o seu valor quase desconhecido pelo grande público.
“A obra de Jerónimo é de uma excelência criativa e de uma profundidade que ainda está por descobrir”, conclui o galerista bracarense.

Obras leiloadas a favor de três instituições de solidariedade

As peças de arte que integram esta exposição vão ser leiloadas em Janeiro, revertendo as verbas angariadas integralmente a favor de três instituições de solidaridedade social.
As instituições que vão beneficiar com a solidariedade dos artistas e de quem adquirir as obras são as seguintes:
- APECDA — Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, com sede no lugar de Mazagão, na freguesia de Aveleda;
- ATIP — Amigos da Terceira Idade de Palmeira, com sede na freguesia de Palmeira;
- Lar D. Pedro V, instituição de solidariedade social localizada na Avenida Central, freguesia de São Lázaro.
A data do leilão será divulgada em posterior edição do ‘CM’.

.


.

.
.