FEIRA MOSTRA FREGUESIAS

NOTÍCIA PUBLICADA NO "O CORREIO DO MINHO"


em 20 de ABRIL de 2007



Feira mostra o melhor que há em 54 freguesias


A Câmara Municipal de Braga promove, com a finalidade de comemorar o 30º aniversário do Poder Local, uma feira mostra das freguesias do município.


por Patrícia Sousa


Infra-estruturas, apoio social, escolas, bibliotecas, recuperação do património, saneamento, desporto e muito mais. As 54 freguesias do concelho de Braga que aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Braga, vão ter oportunidade de mostrar o que de melhor se fez e continua a fazer na terra de 25 de Abril a 1 de Maio. A ideia é nova e tem como finalidade comemorar o 30º aniversário do Poder Local.

O Município de Braga através do Gabinete de apoio às Freguesias, do pelouro de Turismo e Defesa do Consumidor e da Associação de Artesãos do Minho, promovem, bem no centro da cidade, esta iniciativa denominada ‘Município de Braga, 30 anos de Desenvolvimento em Democracia’. “É importante mostrar aos bracarenses a importância dos presidentes de junta. Além disso, pretendemos mostrar tudo aquilo que se fez e faz em cada terra, já que muitos bracarenses não conhecem”, justificou a vereadora do pelouro das Freguesias da Câmara Municipal de Braga, Ana Paula Morais. E acrescentou: “Todo o investimento apresentado nesta feira vai permitir pensar que já atingimos uma maturidade democrática, mas responsabiliza-nos cada vez mais como autarcas do futuro que querem proporcionar a todos um desenvolvimento integral e homogéneo”.

Este evento incia-se a 25 de Abril, pois foi a partir desta data do ano de 1974 que ocorreram transformações na sociedade que, “levaram as autarquias a readquirir a importância perdida, tornando-se instituições de poder, competências e direitos em liberdade”.
O encerramento terá lugar no 1º Maio, dia do Trabalhador em comemoração da defesa de “uma sociedade mais justa e solidária”.
“Em conjunto e de uma forma solidária comemoraremos os 30 anos do poder local em democracia, partilhando todo um programa de animação que será de todos e para todos, aproveitando a riqueza e evolução da nossa cultura tradicional, oferta das juntas de freguesias presentes”, frisou a vereadora.
E atirou: “Há muita qualidade de vida nas nossas freguesias. Não tem sido dado o devido valor aos autarcas, por isso, apelo às populações e às escolas que façam uma visita à feira porque também é uma forma de estudar”.

Das 62 freguesias do concelho não participam oito, por impossibilidade das mesmas (Esporões, Este S. Pedro, Oliveira S. Pedro, Guizande, Penso S. Vicente, Real, Pousada, Navarra e S. Lázaro).
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, lembrou que gosta de comemorar com “actos concretos”, nomeadamente a inauguração de obras, mas este ano decidiu “mostrar tudo” que se fez nas freguesias e que “só foi possível com o 25 de Abril”.