EXPOSIÇÃO - Pintor JERÓNIMO

Notícia Publicada no CORREIO DO MINHO,
em 31 de Outubro de 2009,
pelo jornalista
Paulo Monteiro


O jornal ‘Correio do Minho’, a Rádio de Braga - Antena Minho e a ‘Galeria d’Arte Nímbus’ decidiram desafiar todos os artistas plásticos do Minho a participarem numa exposição com carácter solidário e que decorrerá no espaço daquela galeria entre 5 e 31 de Dezembro.
O objectivo principal é promover as obras de cada artista, e, ao mesmo tempo, ajudar e apoiar algumas instituições de solidariedade.

A exposição serve, também, para homenagear o pintor bracarense Jerónimo Fernandes.
Este acaba por ser o desafio que colocamos a todos os artistas que queiram associar-se a esta iniciativa.

É tudo muito simples...
Desafiamos pintores, escultores, fotógrafos, entre outros, a contribuir com uma obra de arte que, de alguma forma evoque o pintor Jerónimo. Todas as obras vão ser expostas na ‘Galeria d’Arte Nímbus’ durante o mês de Dezembro e, no final, todas as peças serão leiloadas a favor de três instituições de solidariedade, cujos nomes serão revelados na próxima semana.

E podem participar todos os artistas. Dos mais conhecidos, àqueles que se querem mostrar e que ainda não realizaram qualquer exposição dos seus trabalhos. Durante o período em que decorre a exposição, os mesmos artistas irão, também, mostrar as suas obras e o seu trabalho em reportagens que serão publicadas no jornal ‘Correio do Minho’ e em entrevistas realizadas na Rádio de Braga - Antena Minho.

E, para participar, basta apenas fazer a sua inscrição junto da Galeria d’Arte Nímbus, situada no n.º 510 do Centro Comercial dos Granjinhos, em Braga.
Esta acaba por ser mais uma iniciativa, entre tantas outras, que o jornal ‘Correio do Minho’ tem realizado ao longo dos últimos anos e que, desta vez, conta com a parceria da Rádio de Braga - Antena Minho e da Galeria d’Arte Nímbus.

Achamos que tinha chegado a hora de nos virarmos para outros horizontes e dar, também, a a conhecer as obras de muitas dezenas de artistas que ainda se encontram incógnitos por este Minho fora e que não têm tido oportunidade de mostrar os seus trabalhos. Queremos que saia cá para fora toda a criatividade que existe e, sabemos também, o quanto, às vezes, é difícil dar o primeiro passo.

Pois bem, o primeiro passo foi dado por nós. Agora, o segundo passo,terá de ser dado por cada um dos artistas interessados.
E, para aumentar mais a onda de solidariedade, nada melhor do que oferecer cada um desses trabalhos a uma instituição de solidariedade. No fundo, um elo gigante solidário e em que todos ficamos a ganhar. Um espírito de solidariedade que é muitas vezes preciso. Uma corrente que agora se junta para mostrar a todos, não só as obras de cada artista, não só o magnífico trabalho do pintor Jerónimo — considerado por muitos o maior pintor do século XX, do Norte do país—, mas também mostrar, posteriormente, todo o trabalho que as instituições de solidariedade realizam.

Com esta iniciativa o ‘Correio do Minho’ quer relançar o intercâmbio entre o jornal e o leitor e voltar a apostar em várias iniciativas que serão conhecidas durante o próximo mês de Dezembro e lançadas em Janeiro. Mais uma vez os mais jovens vão ser o público alvo com alguns concursos bem divertidos e com excelentes prémios.

Também é certa a aposta nos leitores, com nova edição, no próximo ano, de ‘Conta o Leitor’, onde divulgaremos as histórias, os contos e as poesias que andam escondidas por este Minho fora...
Mas, para já, vamos dar ‘voz’ aos nossos artistas plásticos, apoiar três instituições de solidariedade e homenagear o pintor Jerónimo...

--------------------------------------------------------------------------------
imprimir