Pintor JERÓNIMO (Exposições em BRAGA)

Exposições homenageiam pintor Jerónimo
02 | 11 | 2009 19.08H
Duas exposições, nas galerias «Sargadelos/Galicia» e «Beco com saída», de Braga, prestam homenagem ao pintor Jerónimo, uma figura rica e excêntrica da vida artística regional, falecido em 2003.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

A Sargadelos/Galeria Galicia abriu uma exposição de arte intitulada "Rever Jerónimo" dedicada ao artista, que se prolonga até 25 de Dezembro: "Jerónimo não precisa de apresentações nem de palavras de circunstância. Tem um percurso longo e conhecido de artista em áreas diversas como a poesia, gravura, o desenho, e principalmente a pintura", sublinha José Carvalho.

A Exposição, que integra 12 trabalhos do autor, criados entre 1959 e 1976 - tem também o objectivo de "provocar a conversa e o reconhecimento em torno de um homem que está muito presente em muitos de nós", acentua o galerista.

Jerónimo viveu entre Braga e Barcelos, cidades partilhadas por si no tempo, "elegendo-as" para muitos dos seus quadros e do seu caminho de vida, frisa José Carvalho.

"São as cidades de referência de um artista, a quem apenas vem faltando a divulgação, a visibilidade e um reconhecimento público de importância, apesar das pequenas e tímidas homenagens dadas por algumas instituições", acentua.

A outra exposição, a da galeria «Beco com saída» - a inaugurar sexta-feira - intitula-se "Jerónimo sensação de existir" e é fruto de uma colecção particular. Retrata as várias facetas do artista e está patente, até sete de Dezembro, quer no "Beco" (galeria/atelier) quer no espaço cultural CUSP (centro de utopias sonhos e projectos), que se associaram numa "homenagem a um homem, cuja arte transcende a pintura pela qual é mais conhecido".

Os dois espaços farão uma inauguração simultânea, num exercício que "aponta para o espalhar das artes pela cidade".

O pintor e galerista Luís Mariano salienta que Jerónimo é "considerado por muitos o maior pintor do século XX na região Norte, e, terá sido mesmo, a par do seu notável percurso académico tanto na Escola de Belas-Artes do Porto como na Fundação Gulbenkian, o primeiro pintor português a expor a sua obra em Brasília".

Natural de Braga, o pintor terá contudo, adoptado Barcelos desde cedo, tendo mesmo recriado para a tela a vista sobre a cidade, a feira e até mesmo a mouraria, entre muitos outros quadros.

.