LOCALIZAÇÃO e HISTORIAL

Esta freguesia, na sua extremidade é atravessada pela Estrada Nacional 103 (Braga-Barcelinhos), confronta com as freguesias de Sequeira, Cabreiros e Vilaça, do concelho de Braga, e com as freguesias de Bastuço (Stº Estevão) e Martim, do concelho de Barcelos.

Pelo seu interior é servida pela Estrada Municipal nº 561 que deriva da EN 103, no Lugar de Belide, e que segue em direcção à freguesia de Bastuço (Stº Estevão), no lugar da Serra.
O Rio Labiosque que nasce no Lugar da Levandeira, na vizinha freguesia de Bastuço, percorre a freguesia, no seu vale, até ao rio Cávado, na Pousa.
O regato Mirão, uma nascente de água abundante, afluente do Labiosque, engrossa-lhe o caudal a partir do Lugar da Pedreira.
A freguesia também é conhecida por S. Julião de Passos.
O nome oficial é Passos (S. Julião), porém há quem escreva "Paços" em vez de "Passos".
Um defensor acérrimo desta versão era o saudoso Padre Mário César Marques que, na sua publicação "O CASTELO DA PENA (BASTUÇO) - História e Lenda, edição de Braga-1964", na página 10, afirmava que
"Não deixa de ser interessante a etimologia popular do nome da freguesia que, oficialmente, exigem que seja grafado, erradamente, Passos, embora, em outros tempos, se escrevesse, acertadamente, Paços.Ligam-no com a existência da Irmandade, famosa por vários títulos, do Senhor dos Passos da vizinha freguesia de Cabreiros.Dizem que a freguesia tem o nome de Passos de por aqui ter parado a imagem do Senhor dos Passos que fora roubada por gente de S. Julião aos de Sequeira. Moravam os que a roubaram no lugar da Lardoeira e desse acontecimento adveio o nome ao lugar."