Homenagem à Professora IRENE

FORAM MOMENTOS INESQUECÍVEIS AQUELES QUE SE VIVERAM NA HOMENAGEM À EX-PROFESSORA D. IRENE
Nesta era dominada pelas novas tecnologias, em que a realidade passa demasiado depressa, assiste-se no país e um pouco por toda a Europa a um certo revivalismo, não só no mundo da música, mas da moda, nas coleções de objetos e por aí fora.
Embora os fundamentos sejam divergentes, vem isto a propósito da ideia que três cidadãos desta freguesia de S. Julião de Paços, o João Pereira, O João Borges Gomes e o José Augusto Fernandes tiveram de organizar uma festa de homenagem à professora D. Irene, que foi professora primária na freguesia entre os anos de 1961 e 1969. A iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia, cujo presidente participou nas atividades comemorativas.
Com um número superior a meia centena de participantes, tendo, alguns ex-alunos, viajado de diversas localidades, a referida homenagem decorreu no passado sábado, dia 28 de Abril, num ambiente de confraternização, alegria, e pura camaradagem.
Das atividades previstas fizeram parte uma missa de acção de graças, na igreja paroquial da freguesia, às 17.30h, seguida de um encontro na sala onde todos os participantes se sentaram como alunos da D. Irene e, no fim, um jantar comemorativo no restaurante Forno Caseirinho, também cá do burgo.
A celebração da eucaristia foi um momento marcante, dada toda a envolvência e as referências elogiosas, mas justas, ao perfil de dedicação profissional da homenageada que o padre celebrante foi fazendo ao longo do ato. Do mesmo modo contribuiu para este brilhantismo os cânticos religiosos soberbamente entoados pelo coro infanto-juvenil da freguesia, muito bem orientados pela amigo António Alves. No final, o padre celebrante deu uma bênção especial à D. Irene que certamente a acompanhará para toda a vida.
No encontro na escola primária, assistiram-se a dois momentos distintos: um, mais protocolar, em que um dos elementos da organização, o João Pereira, deu as boas vindas aos presentes e aproveitou para realçar diversos traços característicos da homenageada, nomeadamente, a seriedade e competência com que ensinava e a ajuda que prestava aos alunos, sem exigir nada em troca. Para que conste, ela própria preparava gratuitamente rapazes e raparigas para exame de admissão de prosseguimento de estudos, dando-lhes explicações suplementares em sua casa. Este momento protocolar culminou com a oferta de uma salva e um ramo de flores como forma de agradecimento dos presentes pelos ensinamentos e pelos valores adquiridos ao longo do seu trajeto dos estudos primários.
Nas palavras de agradecimento que proferiu, a D. Irene, entre outros aspetos, relembrou alguns dos momentos mais marcantes da sua atividade profissional na freguesia, designadamente, o número excessivo de crianças para ensinar (quarenta em 1961, distribuídas pelas quatro classes), visitas de estudo efetuadas, preocupações, …
Nesta mesma cerimónia, já num tom de descontração, viveu-se um segundo momento, ou seja, na mesma sala em que em pequenos aprenderam as primeiras letras do abecedário, vários dos presentes recordaram episódios desses tempos antigos, alguns hilariantes, que provocaram risos de alegria e boa disposição entre todos.
Da comemoração fez ainda parte um jantar de convívio em que se foram saboreando petiscos por entre uma enorme cavaqueira e uma ou outra risada de alguma matreirice recordada a talho de foice por algém.
Foi já pela noite dentro que a festa terminou, e que, para surpresa de todos, teve a presença da D. Irene até ao fim. Aguentou bem a pedalada! (Pudera, tinha a família e os amigos ao lado dela!).
Este grupo de antigos alunos provou que a escola evolui mas foi e será sempre um veio de transmissão de valores que são o suporte da nossa sociedade. Pena é que…muitas vezes os ponhamos de lado.
Os organizadores do evento:
João Borges Gomes
João José Pereira
José Augusto Fernandes