Romance "O Crime de Uma Sábia"

Decorreu ontem, pelas 18 horas, a sessão pública de apresentação do romance "O CRIME DE UMA SÁBIA", publicado pela Editora Papiro, cujo autor é AGOSTINHO BORGES GOMES, residente nesta freguesia.

O evento teve lugar no sala-auditório da Livraria CENTÉSIMA PÁGINA, sita na Avenida Central, da cidade de Braga.

O autor descreveu sumariamente o conteúdo da obra agora publicada, um romance filosófico, em que o protagonista, Samuel, é um jovem de Braga, que estuda Letras na Universidade do Porto que, a dada altura, apaixona-se por Isabel, sua conterrânea, que estuda Medicina na Invicta.
O pai de Samuel, ao descobrir o namoro, não se pronuncia, embora a sua intuição de pai lhe diga que o filho poderá vir a ter problemas, já que os amantes são de estratos sociais diferentes.
Contudo, convence Samuel a aceitar um pequeno curso, ministrado por si aos fins-de-samana, denominado de último acto educacional de um pai para um filho.
O objectivo é que, após este curso, Samuel se torme numa pedra inabalável, perante todas as contrariedades da vida.
Estas lições versam sobre Filosofia, já que a juventude de hoje, em algumas coisas, não é muito diferente da dos tempos em que se buscava a pedra filosofal.

Assistiram ao acto de apresentação desta obra, diversas pessoas convidadas, amigas e familiares do autor.

A freguesia esteve representada pelo Presidente da Junta, Luís Magalhães.

No final, o autor autografou, com dedicatória, os livros que foram adquiridos pelos presentes.

Para além de romancear a vida de Samuel e Isabel, o autor aproveita para intercalar textos alusivos a PASSOS (S.JULIÃO), nomeadamente "A Festa da Terra" [Cap. XI], O "Castelo da Pena" [Cap. XXXVI] e outras estórias e narrações de hábitos e de costumes, "de antigamente", ocorridos nesta freguesia.

É uma obra extensa, de 366 páginas, de leitura fácil e, nalguns aspectos, divertida e, na opinião do autor, é sua «intenção contribuir para a luta contra o fanatismo, de um modo pacífico, para desmistificar certos dogmas, sem a destruição das convicções, que passam a ser valorizadas de um ponto de vista mais profundo».