Sobre o Caminho Rural, da notícia anterior,
o CORREIO DO MINHO
publicou, em 29 de Julho de 2009, com o título

Milhão e meio para obras em três escolas

o seguinte

A Câmara Municipal de Braga vota amanhã um investimento de milhão meio de euros na requalificação de três edifícios escolares afectos ao primeiro ciclo do ensino básico.
Em causa estão as instalações das escola EB 1 de Maximinos (768.228 euros), de Merelim São Paio (480 380 euros) e de Pedralva (274 412 euros), cujas empreitadas vão ser delegadas nas autarquias locais.

Este investimento de 1,5 milhões de euros corresponde quase a metade do ‘bolo’ que o município de Braga se propõe distribuir por várias freguesias nesta reunião do executivo, que corresponde a um valor global de 3,9 milhões de euros.
Na agenda ganham destaque intervenções na viação rural, arranjos urbanísticos e, por exemplo, a execução do ‘Troço de Merelim São Paio’ do Projecto de Preservação e Requalificação Ambiental e Urbana da Margem Esquerda do Rio Cávado (228 mil euros).

Tranferências para freguesias
Neste volume de transferência financeira para as freguesias incluem-se igualmente as autarquias de Este São Mamede (166 mil euros para o alargamento e passeios no caminho municipal 1295), Merelim São Pedro (69 mil euros para o parque de manutenção de Gerises), Mire de Tibães (110 mil euros para a repavimentação da Rua da Boavista; e 12 mil euros para a beneficiação da Rua do Covo), Passos São Julião (65 mil euros , caminho vicinal de Belide) e Penso São Vicente (31.331euros, alargamento da Estrada Municipal 627, no Lugar das Latas).

No mesmo grupo se integram as freguesias de Pousada (200.812 mil euros para a segunda fase do caminho municipal de Além), Real (157 500 euros destinados aos campos de ténis e balneários), Ruilhe (134 951 euros para a requalificação da Rua D. José Gonçalves; 358 818 euros para o arranjo urbanístico do adro da igreja) e Semelhe (80 mil euros para a iluminação e arranjo do adro da igreja).

Incluem-se ainda as Juntas de Freguesia de Santa Lucrécia de Algriz (190 881 euros para a requalificação da sede da junta de freguesia), Sobreposta (193 mil euros para proceder ao alargamento da Cangosta do Oleiro), Tadim (109 554 euros, pavimentação do caminho vicinal do Lugar do Poço do Ponte; 150 mil euros, auditório da Junta de Freguesia) e Vimieiro (134 mil euros para o arranjo urbanístico do adro da Capela de São Bento).

A par destes exemplos de descentralização política, a câmara deverá aprovar nesta reunião — a manter-se a habitual unanimidade neste tipo de propostas — a atribuição de apoios financeiros às autarquias de Gualtar (12.715 euros, parque infantil na Avenida de São Miguel), Mire de Tibães (40 mil euros para trabalhos no exterior do Centro Social e Paroquial), Ruilhe (3853 euros referentes à limpeza da Rua do Minhoto).

-----

Esta decisão da Câmara Municipal prova a atenção que dedicou a este caso, nomeadamente a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia, LUÍS MAGALHÃES, que se empenhou na resolução deste situação.

.
.

Sem comentários: