Jerónimo – retrospectiva de 50 anos de pintura

Jerónimo – retrospectiva de 50 anos de pintura

4-1-2006


“A minha pintura é o meu diário íntimo com impressões da vida em cor, forma, movimento e música. São trabalhos tão simples como confusos, tão humanos como desumanos; são reflexos do movimento duma circunferência chamada ‘EU’ inteiro de angústia, ânsia e amor pelas coisas e pelas pessoas – ‘quando pessoas’”.

Assim se apresentava Jerónimo Fernandes, o artista que abrirá o ano de 2006 na Galeria Municipal de Arte de Barcelos.
Considerado por muitos, o maior pintor do século XX, do Norte de Portugal, Jerónimo pintou durante cinco décadas. E é a retrospectiva desse período entre 1952 e 2002 que estará patente na Galeria de Barcelos, já a partir do próximo sábado, dia 7 de Janeiro, e até 4 Fevereiro, de terça a domingo, das 14 às 18 horas. Trata-se da colecção particular do galerista Manuel António Araújo.
A abertura da exposição está marcada para as 18 horas, na Galeria Municipal de Arte, sita na Praceta Francisco Sá Carneiro, e contará com a presença de inúmeros galeristas e coleccionadores da obra de Jerónimo.
Jerónimo foi o primeiro pintor português a expor em Brasília. Representado em diversas colecções particulares, nacionais e estrangeiras; foi bolseiro da Fundação Gulbenkian e aluno extraordinário da Escola de Belas-Artes do Porto.
Com esta exposição, a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos pretende homenagear o pintor Jerónimo, para quem Barcelos sempre foi um tema presente na sua obra, tendo pintado para a tela a vista sobre a cidade, a feira, a mouraria, o “nocturno” de Barcelos, entre muitos outros.
Natural de Braga, Jerónimo desde cedo adoptou Barcelos como a sua cidade do coração. A sua primeira tela representa uma paisagem de Barcelos, assim como a sua primeira exposição teve palco na cidade de Barcelos.
Faleceu em 28 de Dezembro de 2003.

Autor: Fátima Vilaça



Notícia publicada na A VOZ DO MINHO em JANº/2006

1 comentário:

guida azevedo disse...

PARTISTE E NINGUÉM ME DISSE... PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO... A TUA IRMÃ...