Homenagem a Jerónimo inaugurada na ‘Nímbus’

Notícia Publicada n'O CORREIO DO MINHO
em 7 de Dezembro de 2009
pela jornalista Marlene Cerqueira




As más condições climatéricas que se fizeram sentir na noite de sábado não prejudicaram a inauguração da exposição de homenagem a Jerónimo, que fica patente até ao último dia do ano, na ‘Galeria d’Arte Nímbus’, no Centro Comercial dos Granjinhos, em Braga.

Ainda antes da hora marcada para a inauguração (22 horas) já muitos curiosos passavam pela galeria para apreciar as obras de arte que mais de duas dezenas de artistas ofereceram para uma exposição colectiva que tem uma matriz solidária e é simultaneamente uma homenagem ao pintor bracarense Jerónimo.

Esta exposição — recorde-se — resulta de uma parceria entre a ‘Nímbus’, o jornal ‘Correio do Minho’ e a rádio ‘Antena Minho’. As obras oferecidas pelos artistas serão leiloadas em data a anunciar, revertendo a totalidade do dinheiro angariado para três instituições de solidariedade: o Lar D. Pedro V, com sede na Avenida Central, em Braga; a APECDA — Associação de Pais para a Educação de Crianças Deficientes Auditivas, com sede em Mazagão, Aveleda; e a ATIP — Amigos da Terceira Idade de Palmeira, associação sediada em Palmeira.

Lar D. Pedro V na inauguração

Na inauguração desta exposição, Manuel Morais Costa, Secretário da Direcção do Lar D. Pedro V, em declarações ao ‘Correio do Minho’ agradeceu aos promotores da iniciativa por se terem lembrado desta instituição e revelou que “o que vier, muito ou pouco, é muito bem vind o, e já tem destino”.

“Temos um lar de raparigas, onde actualmente estão 35 meninas oriundas de meios familiares desestruturados, que nos chegam através da Segurança Social ou das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens. Para estas raparigas, temos apoio da Segurança Social, mas o que nos preocupa é aquelas que completam 18 anos e deixam de ter subsídio”, explica o Secretário da instituição.

Actualmente, são seis as jovens com mais de 18 anos que o Lar D. Pedro V continua a apoiar.
“Nós não achamos justo que estas jovens que vivem no lar há quatro, seis e até dez anos, chegando aos 18 sejam mandadas para a rua. Então, temos feito um esforço muito grande para conseguir que elas ultrapassem as dificuldades da vida e temos actualmente seis a frequentar o ensino superior”, revela. O dinheiro que vier a ser entregue a esta instituição vai ser utilizado para ajudar a suportar as despesas inerentes a estas jovens.

Na inauguração da exposição marcaram presença a quase totalidade dos pintores, escultores e fotógrafos que responderam ao repto lançado pela ‘Nímbus’ e ofereceram peças de arte para integrar esta exposição, que pode ser apreciada, gratuitamente, até ao último dia do ano.
O galerista Manuel Araújo foi o anfitrião de uma noite onde predominou a partilha de me-mórias sobre o pintor homenageado, Jerónimo, considerado por todos uma figura incontornável da cultura bracarense a quem ainda não foi reconhecido o devido valor.

.
.

Sem comentários: